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terça-feira, 30 de junho de 2009

Estilo e Exclusividade

Se inovar é a palavra deste ano, para que discutir?
A Quick Silver arriscou bem nesta ação, onde transformou um simples abrigo de ônibus em belas ondas e ainda usou o banco como prancha de surf. Os abrigos personalizados já estão fazendo a cabeça dos anunciantes. Mas tudo que é exclusivo, tem seu preço. E em termos de veiculação de abrigos ambientados e personalizados, não é diferente. Salvo algumas exceções, normalmente você compra uma peça pelo mesmo valor de um circuito completo de 100 peças.
Apesar do valor, o resultado é magnífico e muito bem percebido pelo público. E então, vale arriscar alto?


sexta-feira, 26 de junho de 2009

Mídia a la praia

Um novo projeto da Biruta Mídias, começa a garantir seu espaço no book de mídias exteriores. O praia limpa, junta conscientização ambiental e mídia, de forma diversificada e agradável, tanto para a população quanto para os anunciantes (que recebem amplo espaço de divulgação da sua marca como patrocinadores do projeto).

Além da máquina de limpeza, acompanham o projeto: bikedoor, faixinha aérea, lavagem de pés (através de equipe de promotores), entre outras mídias.

Acompanhe o vídeo >

Hoje, as estratégias de responsabilidade sociais e ambientais estão cada vez mais comuns. E quem fica de fora, não fica no mercado. Com consumidores altamente qualificados para discernirem quais marcas devem ser levadas à sério, as empresa devem tomar suas devidas precauções.

Você ainda não é adepto? Por que não começar agora?

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Ecologicamente correta III

Todos nós sabemos que em São Paulo (capital), as mídias estão cada vez mais restritas. E uma empresa brasileira surge com uma oportunidade muito boa para divulgar sua marca. Uma idéia simples, que une mídia e responsabilidade sócio- ambiental. Os cabides ecológicos, são doados em lavanderias de SP e em troca podem ser utilizados como meio publicitário. Uma excelente sacada: trazer a sustentabilidade, que a grande maioria das marcas busca, para uma cidade bem restrita em termos de publicidade.
Uma jogada de mestre para as marcas de alvejantes, sabões em pó, amaciantes, entre outros produtos usados pelas donas de casa. Que fique a dica!




Cara nova na mídia indoor

O Hopi Hari desta vez, resolveu inovar na comunicação em shoppings e surpreender o mercado consumidor. Esta idéia foi muito bem aceita e já está na tabela de valores do setor de merchandising de alguns shoppings (Porém, ainda um pouco restrito. Os degraus precisam ser lisos e nem todo shopping dispõe de escadas deste tipo). Uma mídia que antes era simples, ganha seu diferencial com criatividade e inteligência. E como o Brasil é um dos maiores do mundo em termos de publicidade, só podemos esperar um grande book de idéias daqui pra frente.

Não é um atrativo há mais na comunicação indoor? Vale a pena o investimento!


Do tradicional ao inusitado

Painel e empena todo mundo conhece. Agora, imagine um mega totem digital no topo de um prédio na Zona Sul do Rio de Janeiro? Este inteligente projeto foi criado por Antonio José,(AM&P) que em parceria com a Hezagono Brasil está comercializando este espaço. Além da propaganda propriamente dita, a programação promete divulgar boletins de trânsito, propagandas legais da Prefeitura, entre outros informativos.

Sem dúvida, uma idéia inusitada e inesperada. Mas com o avanço da tecnologia, devemos esperar realmente que projetos como este, surjam cada vez mais.
Pensem comigo: Será que um dia ainda viveremos em meio à mídias digitais em todos os lugares do País? Com certeza nos manteríamos bem mais informados.
Mas uma vez resumindo conteúdo, em uma simples fórmula matemática: publicidade + entretenimento = público junto à sua marca.



sexta-feira, 19 de junho de 2009

Cartão postal do Rio vira mídia!

Já imaginou ver sua marca em um dos cartões postais da cidade maravilhosa? Agora o Pão de Açúcar também resolveu locar seus espaços para merchandising. Este projeto atinge um público com grande abrangência nacional e internacional (devido ao grande número de turistas freqüentadores do local). Segundo pesquisa solicitada pela própria insituição: ¨o público freqüentador do Pão de Açúcar é composto em 40% por moradores do estado do Rio de Janeiro 29% do Rio, 9% Grande Rio e 2% outros municípios. Dos 27% residentes em outros estados, 11% vêm de São Paulo. Os estrangeiros representam 33% dos visitantes, dos quais 11% são americanos, 4% ingleses e 3% portugueses. ¨Ficou impressionado? As multinacionais que se cuidem, pois esta briga é de cachorro grande e já tem empresas propondo negociações.

Mídia que seleciona seu público-alvo?

Soa estranho, mas é verdade. A tecnologia realmente ajuda e muito na área da mídia. E o pessoal da Cognitec trouxe uma tecnologia alemã, que antes era aplicada apenas na área de segurança (para identificação de fraudes) com o intuito brilhante em transformá-la em mídia. O face mídia já chegou ao Brasil, mas pouca gente conhece e a grande maioria dos clientes se recusa a ser o primeiro a adotar a nova mídia. O que é um pensamento muito esquisito, pois quando você é pioneiro em qualquer coisa, sua vantagem competitiva aumenta em 100%.

Um pouco de teoria: o face mídia é um sistema aplicado à uma Tv LCD (junto à uma câmera embutida), que reconhece a face do indivíduo, bem como seu sexo e idade. Desta forma, apresenta o produto certo para aquele determinado consumidor. Esta mídia pode ser implantada em shoppings, eventos e propriedades do próprio cliente.

O que falta? Clientes que queiram apostar na nova idéia, que sem dúvida é muito inteligente.

Assista ao vídeo demonstrativo >


quinta-feira, 18 de junho de 2009

Viajando na mídia I

Como já havia exposto na primeira matéria, não há como fugir! As mídias te cercam em qualquer lugar que você vá. Uma estratégia magnífica para atingir o público AA são as mídias on board. A Almap BBDO criou uma campanha para a Embratel com base nesta teoria, e foi sem dúvida mais um sucesso da agência.

Acompanhe o vídeo abaixo:

Esta ação é bem votada para o segmento de restaurantes, já que está localizada em um lugar propício. Não seria interessante trocar a refeição servida nas aeronaves por um delicioso jantar pós desembarque?

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Ecologicamente correta II

Aqui no Brasil, já existe uma ótima oportunidade para os empresários e anunciantes que queiram aderir a idéia. Por intermédio de pesquisas, encontrei uma empresa com o projeto de adoção de praças (Vida midia - soluções em mídias ecológicas) que frisam bem este conceito, tendo como base a grande preocupação com o meio ambiente e a preservação de nossas cidades.







Uma junção que promete divulgar sua marca, agregar valores e ainda apoiar nossas cidades. Seria muito bom se todos os investidores do país resolvessem adotar uma praça, não é verdade?

Fica registrado o pedido: que estas meias palavras bastem e que esta mídia pegue!

Ecologicamente correta I

Hoje, cada vez mais as empresas se preocupam com responsabilidade social e proteção ambiental. Os próprios consumidores avaliam as marcas com basamento nesta questão, seja por influência da publicidade ou da política. Então, nada mais estratégico do que adotar mídias aliadas a preservação ambiental.

Grandes marcas já se mostram no mercado completamente adeptas a esta estratégia. Jogada de marketing ou não, algumas fazem o seu produto com base neste conceito. O que podemos ver nesta campanha da Adidas (fonte: http://adivertido.com/adidas-grun-outdoor-verde/).
















Um olho na Europa e outro no Brasil.

Segundo a matéria do site roda livre bikers, ¨existe uma demanda por aluguel de bicicletas públicas na Europa. Faz parte de uma busca das autoridades locais por alternativas ao trânsito e combate à poluição. E ja estão aparecendo empresas especializadas nisso. Uma máquina criada na Holanda ( país com tradição em políticas públicas para bicicletas).Pela Springtime funciona como uma vending machine para aluguel de bicicletas (como uma máquina de doces que, em vez do chocolate, entrega uma bicicleta). Todas as bikes são equipadas com chips de rastreamento RFID, o que facilita a devolução. O projeto foi um dos ganhadores no Spark Design & Architecture Awards deste ano. Aliás, o aluguel de bicicletas públicas, é uma das manias deste verão europeu. Em Paris, por exemplo, funciona um serviço que coloca à disposição 10 mil bicicletas por 750 pontos na cidade. E por aproximadamente 1 Euro por dia, qualquer um pode pegar uma, andar e devolvê-la em dos pontos. A coisa fez tanto sucesso que as autoridades ja falam em dobrar o número de bicicletas públicas e pontos de aluguel até o fim do ano. ¨

Esta é uma boa idéia que poderíamos adequar ao Brasil (aluguel de bicicletas vinculado a exposição de mídia), onde grandes marcas severiam de patrocinadoras para o projeto, em troca de sua logo em toda a orla do Rio de Janeiro e cidades litorâneas.

Porém, fica uma pergunta no ar: Será que nosso país está preparado para receber um projeto deste?

terça-feira, 16 de junho de 2009

O feijão com arroz da mídia exterior

Muita usada para iniciantes e como mídia base em campanhas de grandes marcas em todo o país, o busdoor e o outdoor são mídias básicas que na grande maioria das vezes fazem parte de um planejamento.

Além da tradição, elas possuem um custo muito baixo comparado à outras mídias e um alto índice de recall, que podemos ver na pesquisa feita pela Citymedia:


Então, a boa dica é investir. Acompanhados ou não por um prato principal, o resultado é certo. Atentando sempre para a quantidade adequada a abrangência de cada marca/ produto. Este quesito é crucial.
Afinal, ¨um outdoor¨ não faz verão.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Inovar é a palavra-chave na comunicação


A mídia walking billboard é como um outdoor ambulante, onde uma equipe de pessoas treinadas desfilam com sua mídia presa às suas costas (como um painel / mochila). Além do alto impacto por ser algo muito diferente, você possui um contato bem mais estreito com seus clientes com interação total entre mídia e consumidor final. A sua mensagem vai direto ao seu público-alvo podendo abranger somente a área desejada. Uma ação diversificada muito usada nos Estados Unidos e ainda não utilizada no Brasil (uma pena). Que tal ser o pioneiro desta mídia em nosso país?

Fica a dica para os empresários de marketing promocional e exibidores de mídia exterior.

Realidade aumentada entra na mídia após ¨Jornal da Globo¨

Desvendando um pouco do conceito: ¨A realidade Aumentada é definida usualmente como a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais, gerados por computador, com um ambiente real, por meio de algum dispositivo tecnológico [MIL94]. Entretanto, esta conceituação é muito geral e só fica clara com sua inserção em um contexto mais amplo: o da Realidade Misturada.
A Realidade Misturada [KIR04] [MIL94], misturando o real com o virtual, abrange duas possibilidades: a Realidade Aumentada, cujo ambiente predominante é o mundo real, e a Virtualidade Aumentada, cujo ambiente predominante é o mundo virtual. Pode-se dizer, então, que a Realidade Aumentada é uma particularização da Realidade Misturada. A Figura 1 apresenta o diagrama adaptado de realidade/virtualidade contínua, mostrando as possibilidades gradativas de sobreposição do real com o virtual e vice-versa.¨

Conteúdo disponível no site realidade aumentada clique aqui e faça você mesmo o teste.
Realmente não tem como negar que a tecnologia está nos surpreendendo cada vez mais. Temos que correr na frente para alcançar a concorrência e se posicionar no mercado!

Você pode acompanhar o vídeo completo exibido na última quinta-feira no Jornal da Globo clicando aqui. Onde você pode assistir à exemplos de realidade aumentada que já estão sendo usados como mídia (na visualização real de produtos, auxiliando bastante nas vendas, principalmente de projetos ainda em construção direcionando uma imagem em 3D), entre outras finalidades.

Ataque dos clones!


Quanto não se pode investir muito alto, o diferencial fica por conta da criatividade. Nestas horas, os outdoors e painéis duplos são uma excelente solução, já que, pode-se usar dois layouts relacionados à mesma peça e causar um grande impacto visual. Este projeto especial foi usado na Campanha pela paz em Vitória (ES). Fica registrada a idéia, para os criativos interessados desenvolverem peças que podem ser indicadas a prêmio, além de trazer um benefício rentável ao cliente pela sua diversidade e originalidade.

24 horas com a mídia!

Quando comparo a mídia à epidemia, me refiro ao cerco que a mídia causa na vida das pessoas, seja na internet, tv, jornal... Estamos conectados 24 horas por dia na mídia, sendo afetados de uma maneira ou de outra pelo universo publicitário. Já dizia Melinda Davis : ¨Os avanços tecnológicos aceleraram esta transformação, através da Internet ( WWW e Netscape). A WWW define a segunda parte da história da humanidade, levando uma massa significativa de pessoas para o espaço mental. Isto não está apenas relacionado a fatores tecnológicos, mas também socioeconômicos, psicológicos, demográficos,científicos,comerciais, fisiológicos, talvez até cósmicos. Saímos do mundo físico exterior e entramos no mundo imagético – invisível e que só pode ser vivido na imaginação humana. O mundo físico como ambiente humano básico acabou.¨- citação do livro A Nova Cultura do Desejo. E ela ainda aponta que a saída para os marketeiros de plantão é somar custo/benefício, qualidade e bem-estar (algo que vem se destacando nas campanhas publicitárias atuais). Grande parte das agências já adotaram o bem-estar como chave para o retorno desejado.